domingo, 8 de junho de 2014

JESUS TRANSFORMADOR DE HISTORIA

Pregador: Presbítero Wagner Vieira

Texto: Mateus 5: 21 ao 34

Introdução- Durante o ministério de Jesus, ele se depara com um homem chamado Jairo, que implora ao mestre em favor de sua filha, então o Senhor vai ate a casa de Jairo e durante o caminho uma mulher, que a doze anos padecia de uma enfermidade, toca na veste de Jesus, e instantaneamente é curada, Jesus percebe que aquele toque foi diferente, ele sente que de si saiu virtude, ele pergunta a multidão quem o tocou, então a mulher se apresenta, e Jesus a despede em paz. Para compreender a máxima deste milagre vamos meditar em cada passo deste acontecimento e se deliciar com a mensagem que o Espírito Santo tem para nossa vida através deste texto bíblico.

 A dificuldade daquela mulher não era apenas sua doença, pois ser mulher na palestina  era algo bem complicado, quando uma criança nascia, se menino havia alegria na casa, se mulher tristeza, a mulher era privada de ir a escola, era orientada a ficar em casa e se dedicar apenas aos afazeres domésticos, era entregue ao casamento sem consulta previa, e  conviver com a poligamia praticada pelo seu esposo. Quando a mulher entrava no período menstrual, a situação ficava mais difícil, pois segundo a lei (LV 12:1 ao 8,  LV 1:33) neste tempo era considerada imunda, devendo segundo historiadores se afastar da sociedade ate que o período menstrual acabasse. Em virtude de sua enfermidade, ser uma hemorragia, ela fica por doze anos isolada, considerada imunda, infrutífera, e pelo fato de sua doença ser incurável aos olhos dos médicos ela, era também considerada pecadora (JO 19:30) pois os Judeus acreditavam que uma doença desta magnitude seria devido ao pecado cometido pela pessoa.

O que levou a mudar a historia daquela mulher?

1º Jesus poderia com uma palavra curar a filha de Jairo, sem precisar ir a casa dele, mas ele foi la pois sabia que no meio do caminho iria encontrar com aquela mulher, Jesus não mediu esforços para abençoar, você precisa entender que Deus sempre esta a disposição daqueles que o ama e o obedece.

2º A mulher não se acomodou, ela não aceitou a sua situação, ela procurou os médicos, e não havendo solução ela foi a Jesus, risco de morte, pois se uma mulher imunda estivesse entre a sociedade seria executada. Quantas pessoas passam por dificuldades, mas não saem da zona de conforto, querem ser abençoadas, mas não tem atitudes, peça a Deus ousadia para enfrentar sua situação.

3° Ela tocou em Jesus, ao invés de empurrar, espremer e oprimir, não devemos correr o risco de colocar Jesus em uma parede e obriga-lo a nos abençoar em troca de jejuns, consagrações, obediência, todas estas coisas são de suma importância na vida do crente, mas não podemos pensar que trocamos estas coisas com Deus por bênçãos, ele nos abençoa é pela sua misericórdia, se recebermos uma graça, ele é Deus, se não recebemos ele continua sendo Deus.

4º Alem da enfermidade, a mulher também se sentia culpada, como muitos de nós, pois o pecado nos leva a este sentimento (RM 5:12) Pelo que como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram. Todos  somos fadados ao pecado, devido a nossa natureza, mas qual a solução para o homem?
A solução está em HB 09:22 “SEM DERRAMAMENTO DE SANGUE NÃO HÁ REMISSÃO” Através do sacrifício de Jesus somos salvos, Jesus levou sobre si na nossa culpa, só através dele é que somos salvos. Quando Jesus estava prestes a morrer ele disse (JO 19:30) “está consumado” no grego consumado é TELELESTAI que significa ESTÁ PAGO.

ASSIM COMO JESUS MUDOU A HISTORIA DAQUELA POBRE MULHER ELE MUDARA A SUA, TENHA FÉ E SAIBA QUE EM JESUS SOMOS MAIS QUE VENCEDORES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário